terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Motivação, precisa-se!!


Cada aluno denota certa inclinação ou interesse por uma disciplina ou área concreta do saber. Facto é que muitos dos actores que intervêm de forma directa ou indirecta no processo-ensino aprendizagem ainda não têm total conhecimento desse facto.  

Sabe-se que o interesse desperta a motivação e esta aprimora a aprendizagem.

A abordagem humanista inicialmente defendida pelo Americano  Carl Rogers, desde sempre chamou atenção para a importância da motivação na aprendizagem do aluno.

Contudo, manter os alunos constantemente motivados dentro das salas de aula não é tarefa fácil. É necessário que sejam compreendidos e, como sabemos não possuem a mesma personalidade.

O aluno que se mostra extremadamente motivado e interessado em compreender aquilo que o professor pretende explicar na disciplina de geografia, poderá não demonstrar o mesmo interesse nem a mesma motivação em relação ao que o professor diz na disciplina de história.

Isso porque a motivação não é um estado que dura para sempre. Mas ela  pode ser sempre “renovada”.

Nota-se também que  o conteúdo e a forma como é transmitido, influencia a motivação e a consequente aprendizagem do aluno. Aulas muito teóricas e pouco dinâmicas desmotivam a maioria dos alunos.

Se um professor A for temporariamente substituído por um professor B,  que lecciona a mesma disciplina, os resultados obtidos por este em igual período de tempo, irão diferir dos resultados conseguidos pelo professor substituído. Isso porque têm diferentes  formas de lidar com a mesma turma.

Enquanto que o professor B consegue sempre manter seus alunos motivados, o professor A consegue quase sempre os desmotivar.

 Isso mostra que a personalidade do professor, incluindo o seu profissionalismo, o seu carisma, a sua forma de ensinar e de motivar seus alunos, influencia  o desempenho destes.

O professor autoritário nunca  conseguirá obter os mesmos resultados que o professor mais democrático. Enquanto que ele ensina amedrontando seus alunos este esnina estimulando-os.

 

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