Necessidades Educativas Especiais,
um problema de todos nós….
imagem no centro: reivistar a educação.blogspot.com
em baixo à esquerda: diversidadeecidadania.blogspot.com
em baixo, no centro: radioeducativa.cv
em baixo à direita: revistaraeducação.blogspot.com
Sendo
um problema que afecta todos os países do globo, não deve ser vista de forma
isolada mas sim global em que todos podem e devem participar na procura de
soluções.
O
número de crianças com Nee’s* varia de país para país. Há países em que se
verifica um número considerável de crianças portadoras de deficiências e que
precisam de cuidados especiais, e, noutros em que esse número é mais reduzido.
Contudo, nesses países, em que esse
número não é alarmante, o governo, as instituições não governamentais, as
famílias e, principalmente as escolas não devem baixar os braços. A ajuda de
todos é insuficiente para a resolução pelo menos parcial desse problema.
É
evidente que não se pode falar de inclusão e igualdade de oportunidades para as
crianças se, o problema das desigualdades sociais não for resolvido. É preciso
reformar o ensino regular e as políticas educativas mas também, as políticas
sociais e económicas dos países.
Quando
se fala em Educação Para Todos, têm-se em mente a ideia de que, à nenhuma
criança deverá ser tirada o direito à uma educação de qualidade, independentemente
de suas condições, económicas, sociais, culturais, físicas, etc.
Pois,
se o direito à educação fosse confinado pelas diferenças individuais, estaríamos
num impasse, uma vez que, nenhuma pessoa é igual a outra, embora, possam parecer
semelhantes.
Os
milagres não existem. É claro que não deve ser negada à uma criança com Nee’s,
o direito à educação numa classe regular. Contudo, há casos (principalmente as
Nee’s profundas) em que é difícil que esses alunos tenham o mesmo ritmo de aprendizagem
que os outros alunos. Mas, nunca devemos esquecer que, cada um tem suas potencialidades.
Cabe então, às famílias e escolas, ajudarem o aluno com Nee’s a conhecer e
desenvolver suas potencialidades.
Mesmo
que o currículo não se adequar as necessidades dos diferentes alunos que compõe
uma turma, cabe ao professor adaptar esse currículo a realidade da turma.
Para
que a inclusão de crianças com Nee’s seja eficaz, é preciso uma mudança profunda
de mentalidade das pessoas em todos os níveis. No processo ensino-aprendizagem,
é preciso que, a tão defendida pedagógica centrada nos alunos, não fique apenas
nos planos teóricos mas que, seja realmente praticada.
SE
AS PESSOAS FOSSEM TODAS IGUAIS O MUNDO NÃO TERIA NENHUMA GRAÇA….
Fonte imagem: construireincluir.blogspot.com
*Necessidades
Educativas Especiais
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