domingo, 21 de abril de 2013


Necessidades Educativas Especiais, um problema de todos nós….
 
imagem no centro: reivistar a educação.blogspot.com
em baixo à esquerda: diversidadeecidadania.blogspot.com
em baixo, no centro: radioeducativa.cv
em baixo à direita: revistaraeducação.blogspot.com
 
O problema das Necessidades Educativas Especiais, afecta todos os países, independentemente de suas condições sociais, económicas e culturais. Contudo, não deixa ser evidente que, países mais desenvolvidos e mais ricos em recursos materiais e tecnológicos conseguem oferecer melhores oportunidades às crianças com tais necessidades.

Sendo um problema que afecta todos os países do globo, não deve ser vista de forma isolada mas sim global em que todos podem e devem participar na procura de soluções.

O número de crianças com Nee’s* varia de país para país. Há países em que se verifica um número considerável de crianças portadoras de deficiências e que precisam de cuidados especiais, e, noutros em que esse número é mais reduzido. Contudo, nesses países,  em que esse número não é alarmante, o governo, as instituições não governamentais, as famílias e, principalmente as escolas não devem baixar os braços. A ajuda de todos é insuficiente para a resolução pelo menos parcial desse problema.

É evidente que não se pode falar de inclusão e igualdade de oportunidades para as crianças se, o problema das desigualdades sociais não for resolvido. É preciso reformar o ensino regular e as políticas educativas mas também, as políticas sociais e económicas dos países.

Quando se fala em Educação Para Todos, têm-se em mente a ideia de que, à nenhuma criança deverá ser tirada o direito à uma educação de qualidade, independentemente de suas condições, económicas, sociais, culturais, físicas, etc.

Pois, se o direito à educação fosse confinado pelas diferenças individuais, estaríamos num impasse, uma vez que, nenhuma pessoa é igual a outra, embora, possam parecer semelhantes.

Os milagres não existem. É claro que não deve ser negada à uma criança com Nee’s, o direito à educação numa classe regular. Contudo, há casos (principalmente as Nee’s profundas) em que é difícil que esses alunos tenham o mesmo ritmo de aprendizagem que os outros alunos. Mas, nunca devemos esquecer que, cada um tem suas potencialidades. Cabe então, às famílias e escolas, ajudarem o aluno com Nee’s a conhecer e desenvolver suas potencialidades.

Mesmo que o currículo não se adequar as necessidades dos diferentes alunos que compõe uma turma, cabe ao professor adaptar esse currículo a realidade da turma.

Para que a inclusão de crianças com Nee’s seja eficaz, é preciso uma mudança profunda de mentalidade das pessoas em todos os níveis. No processo ensino-aprendizagem, é preciso que, a tão defendida pedagógica centrada nos alunos, não fique apenas nos planos teóricos mas que, seja realmente praticada.

SE AS PESSOAS FOSSEM TODAS IGUAIS O MUNDO NÃO TERIA NENHUMA GRAÇA….

 

                                                                Fonte imagem: construireincluir.blogspot.com


*Necessidades Educativas Especiais

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