quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Já perguntaste o que é a vida?

É raro hoje em dia encontrarmos um ser com plena consciência da sua essência. Viver quase todos vivem mas poucos são os que questionam sobre a vida. E, como afirma Platão, “uma vida não questionada não merece ser vivida”. 

Algumas pessoas vivem sem pensar no dia de amanhã e, quando algum problema surge em sua vida começam a questionar sobre coisas que antes não os interessavam.

Perguntas tais como  o que eu fiz para merecer isso, onde errei, porque Deus me maltrata são frequentes. 

Muitos dormem mas não perguntam o que é o sono, outros sonham sem perguntar o que é o sonho, vêm o sol, a chuva, sentem o calor, o frio, a dor mas ficam quase sempre indiferentes. Conseguem ver a beleza e imensidão de um céu estrelado e mesmo assim não se dão conta da sua pequenez face a imensidão do universo.

Existimos mas não sabemos porquê e para quê. Algumas pessoas simplesmente morrem antes mesmo de terem vivido. E quando os problemas lhas batem a porta, chamam por Deus.

E, quando esse Deus não responde as suas preces é apelidado de injusto. Elas não notam que cada um tem dentro de si um Deus, que anseia ser libertado mas que ainda adormece, acorrentado pela nossa deficiente abordagem da vida. E quanto mais Ele dorme maior terá que ser a voz para acordá-Lo.

Por mais injusto que foram com Ele, nunca as negará apoio. Ele sempre se manifestará, mostrará o caminho, dará conselhos, enfim Ele as ajudará. Mas muitas vezes Sua ajuda bem como sua presença é negligenciada.

O ser humano por natureza tem medo do desconhecido. E, é natural que se tenha medo da morte quando não a conhecemos. Ele sente medo do escuro, medo das pessoas, medo de animais, havendo alguns que têm medo até da própria sombra.

Muitas das respostas que mais procuramos, não podem ser dadas pelos outros. Mas isso não implica que não devemos aprender com seres mais experientes. Pois, o maior sábio, antes de ser sábio foi discípulo de alguém. E, sábio que é realmente sábio, não nos ensina, nos deixa aprender. Nunca nos impõe sua forma de pensar pois, quer que aprendamos a pensar por nós próprios.

A verdade estará sempre a disposição de todos os que a queiram procurar. Mas a verdade não vem até nós. Nós é que vamos ao seu encontro. E quanto mais nos aproximamos dela, mas nos distanciamos da sua essência. Contudo, vamos sempre ganhando forças e motivação para continuarmos sempre a sua procura.

A questão que se coloca é se pretendemos procurar a verdade ou continuar vivendo uma mentira. É preciso, pois aprender a viver e, saber viver implica conhecer a verdade e destituir a mentira.

Sem comentários:

Enviar um comentário