Mas o que difere uma ciência da educação de outra?
Embora todas se preocupam, ou estudam o fenómeno educativo, normalmente essas ciências partem de diferentes pontos de vista, e não têm os mesmos objectivos ou interesses.
Mas não quer isso dizer que a Sociologia da Educação por exemplo seja mais importante que a Psicologia da Educação. Todas elas são importantes, e, até necessitam de certa interacção para melhor compreendermos certos aspectos relativos à educação. E, é por isso que hoje em dia apela-se a interdisciplinaridade, na tentativa de ser ter uma visão mais holisitca do objecto estudado.
Por exemplo, a Sociologia da Educação enquanto ramo da sociologia estuda a realidade socioeducacional, ou seja a relação entre a educação e a sociedade. A Psicologia da Educação, ramo da psicologia por sua vez, estuda as condições que norteiam o comportamento dos indivíduos no acto educativo. E, podem juntas, e de diferentes pontos de vista resolver ou encontrar respostas para problemas como o insucesso escolar, comportamentos de risco bem como seus reflexos na educação e na sociedade, etc.
Contudo, essas ciências estudam apenas partes fragmentárias do processo educativo. E, é nesse aspecto que encontramos uma das diferenças entre essas ciências e uma outra ciência da educação que é a Filosofia. Pois, a filosofia estuda o todo, e, ao contrário das outras ciências não se contenta com partes.
Nesse sentido, não pondo em causa, é claro, a importância das outras ciências, não se podia delimitar um quadro das ciências da educação sem lugar destacado a Filosofia da Educação, pois é ela a única que reflecte não só sobre a finalidade da educação, mas consegue emancipar questões em torno da educação nunca antes pensadas. Além disso o filósofo da educação pode reflectir sobre a afirmação de especialistas das diversas outras ciências. Pode a dada altura criticar, e reflectir sobre a afirmação de um especialista em História da Educação, mas nunca aceitar a sua crítica ou reflexão como sendo a verdade, porque sabe que dessa crítica ou reflexão surgirão novas questões que precisam ser respondidas.
Pode-se então concluir que todas as ciências da educação são importantes e, certamente seria difícil, senão impossível, entender a educação através de uma única ciência. Pois, a educação está em tudo na vida e pode ser estudada recorrendo a várias perspectivas. E, como afirma Sócrates, pensar a educação é pensar o homem, ou pensar o homem é pensar a educação.
E, mesmo sendo o homem criador da educação, é por sua vez a educação que cria o homem. Urge então conhecermos e entendermos a importância da educação aplicada em todas as questões que envolvem o homem, pois, toda a Antropologia tem implicações educativas.
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